sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aracne e Minerva


Minerva era a deusa da arte e da guerra, para os gregos. Aracne era uma mortal que tecia e bordava muito bem, e as ninfas vinham admirá-la bordando. As pessoas diziam que Aracne era tão boa que ela tinha Minerva como mestra. Mas Aracne negava dizendo que aprendeu a bordar sozinha.
Um dia, quando estava discutindo esse assunto, Aracne falou para as ninfas que desafiaria Minerva para mostrar que era melhor tecelã que a Deusa. Minerva ouviu o comentário de Aracne e se transformou em velha, foi até a casa de Aracne dizendo a ela para se arrepender do que disse, pois os mortais não deveriam desafiar os Deuses. Mas Aracne não se arrependeu. Então Minerva se apresentou e aceitou o desafio.
Na disputa, Minerva bordou uma linda cena de guerra entre deuses e mortais, mostrando o rosto arrependido dos humanos por terem desafiado os deuses: era um aviso de Minerva para que Aracne desistisse de desafiá-la.
Aracne fez um bordado com cenas de enganos e erros dos Deuses. Minerva sentiu muita inveja da tela de Aracne.
Minerva, com muita raiva, destruiu a tela de Aracne e tocou a sua testa, transformando a moça em aranha para que ela e seus filhos e netos tecessem teias para sempre.


Gostou?
A Grécia é um país muito distante, do outro lado do oceano. Antigamente, os gregos acreditavam em deuses, um para cada elemento da natureza e da humanidade (os mares, a chuva, o sol, a arte, a guerra, etc...). A reunião de todas as histórias desses deuses se chama mitologia, e a história de Aracne e Minerva é apenas uma das muitas histórias que existem sobre os deuses gregos.

Até a próxima!

Esta é a Deusa Atena, usando um capacete porque ela era também a Deusa da Guerra.

3 comentários:

Unknown disse...

adorei ,e voce me ajudou bastante ganhei um visto e elogios do meu texto

Unknown disse...

adorei ,e voce me ajudou bastante ganhei um visto e elogios do meu texto

Unknown disse...

Preciso fazer um trabalho com um resumo sobre esse texto. O texto é assim mesmo, curtinho?
Obrigado desde já.

Postar um comentário